Carlos Rocha, nasceu a 17 de Março de 1980, na freguesia de Monserrate, concelho de Viana do Castelo, e, reside desde então até à actualidade, em Deão, pequena freguesia da cidade berço, banhada pelas águas do Rio Lima.
O seu gosto e apreço pela fotografia desde há muito que estava presente nos seus dias, mas é efectivamente em 2004, ao oferecer-se voluntariamente para participar numa missão de paz, no Iraque - An Nassirya, que nasce a sua verdadeira paixão.
Nesta sua passagem, pelas, outrora, terras de Saddam, conseguiu captar diversas paisagens e retratos inimagináveis aos olhares comuns.
Munido tão somente de uma Canon Powershot A80, discreta, mas muito operacional, conseguiu obter e trazer consigo uma vasta reportagem – que no mínimo, não passa indiferente à sensibilidade de cada um - a qual idolatra e classifica como o início da sua tão fascinante carreira, e que lhe dá sempre ânimo para buscar no singelo, o grandioso de um momento e registá-lo.
Na actualidade, efectua cobertura de diversos “eventos”, desfiles de moda, espectáculos desportivos e artísticos, acontecimentos regionais, entre outros.
Não faz desta arte o seu sustento de vida, mas não dispensa que seja o alimento da sua alma. Para si, como de todo o afirma: “A Fotografia é a Imagem do Momento”.
Como tem que ser o artista a moldar-se à arte, procura sempre ínfimas possibilidades para novas ideias, enquadramentos e registos. E consegue assim, destacar-se pela diferença.

2009
Carlos Rocha